Edson Shigueru Ishikawa

Edson Shigueru Ishikawa


# 48 anos, brasileiro, casado, uma filha.
Rua Santos, 177 apto. 91.
86020-040 Londrina – PR
Tel: (43) 3323-3241 / 9945-9934 / 9996-8484
E-mail: shigueru@sercomtel.com.br




Objetivo: Área comercial / Técnico-comercial


Síntese de Qualificações
• Carreira desenvolvida nas nacionais Tokai Kogyo, Fatec S/A e Nutremix Premix e Rações e nas multinacionais Agribrands Purina do Brasil e Cyanamid Química do Brasil, atuando nas atividades comercial, técnica e operacional.
• Experiência e conhecimento em produção, controle de qualidade, operação de equipamentos em indústria.
• Prospecção de mercados através da identificação de “nichos” não explorados.
• Habilidade e experiência na formação, treinamento e coordenação de equipes de vendas e no desenvolvimento e treinamento de representantes e distribuidores.
• Experiência no desenvolvimento de novos canais de distribuição, assim como no estabelecimento de parcerias comerciais.
• Usuário de modernas ferramentas de informática com habilidade na elaboração de relatórios gerenciais e controle e acompanhamento das atividades comerciais.


Idiomas
• Inglês básico


Formação Acadêmica
• Graduação em Medicina Veterinária
Universidade Estadual de Londrina


Cursos Complementares
• Professional Selling Skills (vendas) Xerox
• Gerenciamento Kepner Tregoe
• Informática Cedaspy



Experiência Internacional
• Paraguai – Prospecção de negócios / desenvolvimento de canais de distribuição.
• Japão – Trabalho em indústria / controle de qualidade.



Histórico Profissional




05/2006 – 02/2009 Tokai Kogyo
Empresa japonesa do segmento automotivo produtora de componentes destinados às grandes montadoras.
 Quality controller
 Operador de equipamentos computadorizados.

• Monitoramento, controle e ajustes e/ou correções nas especificações dos produtos.
• Operação, checagem e acompanhamento de equipamentos.


02/2000 - 12/2004 Fatec S/A
Empresa nacional com atuação nas áreas de nutrição e saúde animal; premix, núcleos, sal mineral, desinfetantes e medicamentos.
 Vendedor externo

• Vendas, assistência, suporte técnico e acompanhamento a clientes consumidores.
• Monitoria e controle dos produtos oferecidos e seus respectivos desempenhos.
• Realização de avaliação de desempenho a campo de produtos específicos.
• Pesquisa e levantamento de mercado e cliente potencial.



06/1998 – 03/1999 Nutremix Premix e Rações
Empresa nacional, atuando na fabricação de premix e rações para animais.
 Gerente de Vendas

• Responsável pela prospecção de mercados através de visitação e formação de “database marketing” para a realização de programas de fidelização.
• Vendas, atendimento técnico e suporte na utilização dos produtos.


09/1995 – 04/1998 Agribrands Purina do Brasil
Multinacional voltada à saúde e nutrição animal; rações, premix, sal mineral e medicamentos.
 Gerente de Território 09/96 a 04/98
 Gerente de Vendas Técnicas 09/95 a 08/96

• Desenvolvimento e coordenação de revendedores, envolvendo recrutamento, seleção e treinamento de vendedores e distribuidores; com responsabilidade na elaboração de planos de marketing e assistência técnica aos produtos fornecidos.
• Lançamento de novos produtos como: Puritec e Petzi, obtendo sucesso de vendas nos primeiros 60 dias de seus lançamentos.
• Implantação de programas de treinamento das equipes internas, externas de vendas e distribuidores.
• Redimensionamento do sistema de distribuição envolvendo abrangência de áreas e o desenvolvimento de novos parceiros comerciais. Atendimento direto a grandes clientes e implantação de sistema de acompanhamento objetivando a fidelização dos clientes.
• Realização de pesquisas de mercado com a finalidade de identificar clientes potenciais, assim como observação, acompanhamento e monitoramento das atividades dos concorrentes.


02/1988 – 08/1995 Cyanamid Química do Brasil
Multinacional, voltada à saúde e nutrição animal; medicamentos e produtos veterinários.
 Gerente de Área 11/93 a 08/95
 Gerente de Distrito 10/89 a 10/93
 Médico Veterinário de Vendas 02/88 a 09/89

• Responsável por vendas diretas a grandes clientes e a revendedores e cooperativas agropecuárias, atuando também na assistência técnica dos produtos fornecidos. Elaboração de planos de marketing e acompanhamento das performances dos produtos junto aos clientes.
• Coordenação das atividades comerciais junto aos principais distribuidores, através do estabelecimento e formação de parcerias.
• Lançamento de novo produto: Cydectin. Conseguindo êxito de vendas logo nos primeiros meses.
• Formação e treinamento de equipes internas e externas de vendas.


04/1984 a 01/1988 Médico Veterinário Autônomo

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